O aborto
O aborto é responsável por um terço das mortes entre adolescentes deUm estudo epidemiológico realizado em um hospital na cidade de Bauru, SP, demonstrou dados alarmantes a respeito do aborto entre as adolescentes, como o fato de que elas, diferentemente das mulheres adultas, após um aborto, tendem a permanecer mais dias internadas, o que acarreta, além dos prejuízos biopsicossociais, custo elevado para o Sistema de Saúde.
E principalmente, verificou-se que meninas entre 10 e 14 anos tiveram altos índices de aborto. Este fato demonstra a importância de se adequar as campanhas de educação sexual atuais a esta nova realidade. Assim como os pais das crianças também devem, visto que hoje, ainda existe o preconceito de muitos deles quanto à abordagem do assunto precocemente nas escolas. No entanto, atualmente as mesmas crianças estão inseridas em uma sociedade cada vez mais explicita em relação ao sexo na mídia, desde as músicas, programas de televisão até o próprio ambiente familiar.
Considerando estes fatos, e outros números, como o de 3 milhões de abortos em condições inadequadas que foram praticados em adolescentes de países em desenvolvimento (no ano de 2008), torna-se necessário pensar que impacto teria a legalização de abortos no Brasil.
Assim como a legalização poderia diminuir o número de mortes e complicações pelo aborto, deve-se considerar o aspecto cultural e educacional da sociedade brasileira e o impacto deste grande passo na mesma.


Nenhum comentário:
Postar um comentário